Erva-doce: virtude floral e benesses

A erva-doce é um arbusto perene ou bianual, vigoroso, nativo do Sul da Europa. Cresce espontaneamente em toda a Europa, até a costa da Grã-Bretanha.
Os caules são lisos e eretos, com folhas espaçadas de cor verde brilhante. As flores são amarelas em umbelas planas, eretas e numerosas. Os frutos de cor pardo-esverdeada apresentam saliências longitudinais.
O uso da erva-doce, tanto as sementes como as folhas frescas, data da Antiguidade. Os egípcios, chineses, indianos, romanos e gregos a usavam como planta medicinal e como condimento. Na China e Índia era usada para tratamento de picada de cobra. Plínio se refere ao poder da erva-doce para fortificar a visão (Rosengarten, 1981).A erva-doce é cultivada para produção de sementes no Brasil, Califórnia, França, Alemanha, Itália, Índia e Japão.
Existem, também, diversas variedades de erva-doce, com aromas também variados. Mas, tanto as sementes como o pó são usados em panificação, pastelaria, para condimentar maçãs assadas, sopas e diversas receitas de peixes. As folhas frescas são usadas na Europa e nos Estados Unidos em saladas e molhos de peixes.
O óleo essencial é extraído tanto das folhas quanto das sementes, cujo conteúdo é de cerca de 5%. É usado na indústria de licores, perfumaria, sabonetes, e seus princípios ativos são: fencone, fineno, antoleno e landreno (Zanutto, 1978). É considerada uma erva quente e seca.
Como essência floral, temos, no Sistema Essências Florais de Minas, a Foeniculum (nome botânico da espécie utilizada: Foeniculum vulgare Miller).
Esta essência é indicada, sobretudo, para as épocas nas quais a vida nos convida a demarcar contextos de adaptação, ou após períodos de grande déficit energético.
Foeniculum intensifica as vibrações de vitalidade interna, da mente e do corpo, o que ajuda o indivíduo exaurido a restaurar sua força vital e, desse modo, passar a desfrutar da existência com ânimo e, de novo, prazer na ação.
Similar à essência Hornbeam (Florais de Bach), que fornece força interior para quem se sente sobrecarregado, Foeniculum auxilia aqueles que duvidam da própria capacidade quando lhes são exigidos algum tipo de adaptação (mudança de cidade, mudança de emprego), ou no caso de exaustão mental.
Foeniculum é considerado um tônico geral e facilita a digestão emocional, problemas circulatórios, trazendo clareza e consciência para os processos corporais. Como resultado, a pessoa readquire leveza, conseguindo transpôr o estado mental de assimilar a vida como um fardo.
Por experiência, considero Foeniculum uma essência bendita e adequada para aquelas situações nas quais deixamos de alternar, com sabedoria, atividade-passividade e, com isso, nos fixamos em um estado (quase letárgico) de fadiga mental, muito mais do que física, que nos faz perder o prazer de realizar nossas atividades diárias e usuais.
Além disso, como esta essência floral age como um fogo, à medida que (re)organiza a matéria, interna e gradativamente sentimos o retorno de nossa energia criativa. Assim, revigorados pelo fogo interior, logramos (re)despertar para o deleite de participar com entusiasmo da vida e suas solicitações cotidianas.
Saudações e carinhos.
Eugênia Pickina

Referência bibligráfica:
Rosengarten, F. Jr. The book of spices. Nova York, Jove Books, 1981.
Zanutto, L. & Gabriele. Piante aromatiche da cucina. Universale Edagrícola, 1978.

Obs. O uso dessa essência floral não substitui o tratamento com um terapeuta floral quando seria pertinente a terapêutica através de consultas regulares.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: