Fumantes que planejam no longo prazo são mais propensos a parar

20120914-114211.jpg

Pesquisadores apontam que fumantes são menos propensos a conseguir se planejar no longo prazo do que não-fumantes. Entretanto é justamente exercitar essa habilidade que pode fazer com que o vício em nicotina seja mais fácil de interromper.
O estudo foi feito por Heather Brown e Jean Adams da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, e partiu da análise de dados coletados durante 8 anos por outra pesquisa ampla feita na Austrália. No total foram acompanhados mais de 7 mil participantes desde 2001, e os dados foram analisados nos últimos anos, gerando diversas pesquisas científicas, incluindo essa, publicada no periódico Addiction.

Durante esse tempo, entre outras coisas, os participantes foram encorajados a planejar seu futuro. Inicialmente os exercícios de planejamento focavam ampliar o horizonte de tempo dos participantes com objetivos trimestrais, que aos poucos foram sendo aumentados. Quanto maior esse “horizonte de planejamento” maior a probabilidade dos participantes pararem de fumar.
“A diferença entre aqueles que conseguiam se planejar melhor no longo prazo, comparados àqueles que não conseguiam saber como seria sua próxima semana, pesou na hora de interromper o hábito tabagista. Quem tinha objetivos no longo prazo era até 66% mais propenso a parar de fumar”, dizem os autores que lembram ainda que outras condições de saúde, como o diabetes, também já demonstraram benefícios similares do planejamento no longo prazo.
“Fazer as pessoas pensarem sobre como será sua vida em um horizonte de tempo longo pode ser uma estratégia realmente positiva para os fumantes”, finalizam.

Por Enio Rodrigo, do O que eu tenho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: